terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Palestra: Estratégias para a melhora da performance em atividade física


OLHA SÓ O QUE O CAIB PREPAROU PARA FECHAR O SEMESTRE

ESTRATÉGIAS PARA A MELHORA DA PERFORMANCE EM ATIVIDADE FÍSICA

Dia: 19 de dezembro, às 18:30 no Auditório da Faculdade de Nutrição - UFG


CONVIDADOS:
Msc. Mário Lima - Universidade Federal de Viçosa
Graduado em nutrição pela Faculdade de Nutrição - UFG
Mestre em ciência da nutrição pela Universidade Federal de Viçosa
Nutricionista da equipe olímpica de levantamento de peso de Viçosa
Nutricionista de atletas da elite do moutain bike brasileiro
Nutricionista na academia Via campus club e campus fit na cidade de Viçosa
Pesquisador voluntário do laboratório de performance humana - UFV

Marco Aurélio - Faculdade de Educação física (FEF-UFG)
Graduado em Educação física pela Faculdade de Educação Física - UFG
Pós-Graduando em Intervenção Profissional em Academias de Ginástica
Curso de preparação física especial (2012)
Curso de treinamento resistido para grupos especiais (2013)
Curso de Preparação Física Especial, ministrado pelo Prof. Ricardo Rambo (2012), em Brasília - DF


INVESTIMENTO:

ATÉ O DIA 18: 10,00
NO DIA DO EVENTO: 15,00
VAGAS LIMITADAS!!!


INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:

eventoscaib@gmail.com
Isabella: 8170-1007
Patrícia: 9331-3494
Camilla: 8142-9462
Ingryd: 8220-5084
Fernando: 8291-6942

sábado, 14 de dezembro de 2013

A Nutrição e o hábito alimentar, como intervir?



Por: Bárbara de Alencar

O hábito alimentar é resultado de diferentes práticas culturais, históricas e pessoais. Diariamente, nos alimentamos de acordo com nosso cotidiano cultural no qual nos inserimos revelando valores e hábitos pessoais.

Nesse contexto, o ato de alimentar-se deixa de ser consequência apenas de fenômenos biológicos, sendo resultante de um processo histórico-cultural e ambiental. Assim, pensar em promoção de hábitos alimentares saudáveis requer necessariamente o conhecimento amplo deste processo e o respeito a ele.

Mas como fazer isso? Como fugir do modelo tradicional de incentivo à alimentação saudável, baseado em aspectos essencialmente biológicos?

Essa tarefa não é fácil, estamos acostumados, desde os primeiros períodos do curso de graduação em Nutrição, a considerar o indivíduo em partes, sem compreender a situação em que ele se encontra.

As ideias positivistas, centradas na atenção à doença, acabam por restringir a alimentação humana a uma necessidade física de ingestão de nutrientes. Essa visão acaba limitando o reconhecimento da alimentação como um ato cultural e social e também distanciando o nutricionista das questões alimentares reais das pessoas e do ato humano de se alimentar, ato este, que vai muito além da proposta de tratamento/prevenção de doenças.

É necessário compreender o campo da alimentação e nutrição de forma interdisciplinar.

De acordo com Bourdieu1, o hábito alimentar corresponde à adoção de uma prática relacionada a costumes estabelecidos tradicionalmente e que atravessam gerações. Dessa forma, ao se alimentar, o indivíduo não só o faz por conta de sua sobrevivência, mas por se sentir seguro em relação às suas tradições e identidade social.

Assim, para fugir desse modelo predominantemente biológico, é necessário estudar, buscar referências em outras áreas, como na psicologia, economia, antropologia, entre outras para compreender os diferentes aspectos relacionados ao indivíduo, sua dinâmica de vida e aspectos que influenciam suas preferências alimentares.

Trazer esses aspectos para o atendimento, é de extrema importância para a efetividade de ações na área de alimentação e nutrição.

Assim, compreender a Nutrição como uma ciência interdisciplinar e ter uma visão ampliada do indivíduo, trazendo para as ações de alimentação e nutrição a humanização e a compreensão das escolhas alimentares, ajuda a aumentar a efetividade das ações de Alimentação e Nutrição e, consequentemente, superar problemas decorrentes de uma alimentação inadequada como obesidade e sobrepeso.

1 - Bourdieu P.. A distinção: crítica social do julgamento. In: Contreras J., Gracia, M.Alimentação, sociedade e cultura. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2011. 406p. 



Bárbara de Alencar é nutricionista, especialista em Gestão de Saúde (UnB), mestranda em Nutrição Humana (UnB) e pesquisadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição (OPSAN/UnB)


Fonte: Rede Nutri