MEN


MOVIMENTO ESTUDANTIL DE NUTRIÇÃO (MEN)




"Quem não se movimenta não sente as amarras que o prende".

Quando você, em sua Universidade, no seu curso, começa a se preocupar com o que ocorre, com os problemas que surgem, como má qualidade do ensino, falta de material, de bebedouros, de professores entre outros. Quando você resolve não ficar parado diante deles e procura se mover, se unindo a outros, para solucionar estes problemas; pode já estar fazendo parte do Movimento Estudantil (ME). 
De início, quem entra no ME pensa mais nos problemas e demandas existentes em seus Cursos. Ao se compreender melhor os processos que levam à má qualidade do ensino, o estudante passa a entender que os problemas do dia-a-dia são reflexos do modo de sociedade, materialista e individualista, em que estamos vivendo.
O ME é a voz ativa dentro da Universidade, sendo formado por pessoas que não estão satisfeitas com o que ocorre de errado ao seu redor. 
Pessoas que ao invés de só reclamarem, se unem e traçam propostas concretas de mudança de toda a sociedade, e não somente daqueles que conseguem passar pelo penoso processo do vestibular.
Ao se ultrapassar as barreiras da Universidade e se preocupar com as questões sociais, com a melhoria das condições de vida da sociedade, com o fim das desigualdades, o ME passa a ser visto como um Movimento Social. Um movimento que é ator nas mudanças positivas na busca de uma sociedade justa, fraterna e igualitária, e para que o mundo sonhado possa vir um dia se tornar realidade.


COMO ESSE MOVIMENTO SE ORGANIZA?



A unidade básica do ME é o Centro Acadêmico (CA) ou Diretório Acadêmico (DA). Este é nada mais, nada menos, que a representação oficial dos estudantes de cada curso. É uma forma organizada, dentro de cada curso, de os estudantes se reunirem para propor e executar mudanças e transformações tanto no seu curso, como também na universidade e na sociedade. Sem CA/DA praticamente não há Movimento Estudantil, e não há CA/DA se os estudantes não se unirem e não apoiarem a construção e a manutenção do mesmo. O conjunto dos CA's e DA's de Nutrição do Brasil compõe o Movimento Estudantil de Nutrição (MEN) que oficialmente é representado pela Executiva Nacional dos estudantes de Nutrição (ENEN).

CONHECENDO UM POUCO DO MOVIMENTO ESTUDANTIL DE NUTRIÇÃO...

A década de 70 foi marcada pela expansão dos cursos de Nutrição no Brasil, principalmente após a implantação, em 1976, do II Programa Nacional de Alimentação e Nutrição (II PRONAN), e a criação do Instituto Nacional de Alimentação e Nutrição (INAN). Até 1975, haviam oito cursos de Nutrição no país. A partir daí, com a crescente participação dos estudantes nos eventos, tornou-se possível a concentração destes e, conseqüentemente, a construção do MEN. Este surgiu com a necessidade de discussão sobre a formação acadêmica e a questão nutricional da população brasileira, sobretudo no aspecto sócio-político e não meramente tecnicista. 
A partir de 1981, teve início a organização que se constituiu no fórum máximo de discussões e deliberações dos estudantes: o I Encontro Nacional de Estudantes de Nutrição (I ENENUT), realizado em Viçosa-MG, no ano de 1983. Este evento contou com a participação de cerca de 500 estudantes, representando 25 das 30 escolas até então existentes. 
Os encontros foram se desenvolvendo e ganharam papel de destaque e importância na organização estudantil de Nutrição, estruturando-se, ainda não legalmente, a Executiva Nacional dos Estudantes de Nutrição (ENEN) em 1992. A princípio, as secretarias existiam para viabilizar os encontros, constituindo-se no principal objetivo da entidade. 

POR QUE PARTICIPAR DO MEN?

Um estudante engajado em suas lutas e ideais também será um profissional engajado, com maiores chances de provocar mudanças na sociedade em que vive!